Filtro de Daltonismo

Big Data para Indústria

Perfil Profissional

Área de Atuação: O tecnólogo em Big Data para Indústria administra grandes volumes de dados, que pelo seu valor e diversidade exigem segurança, privacidade e velocidade. Planeja a coleta de dados, executa o seu processamento e avalia as tecnologias para inteligência analítica. Outras atribuições deste profissional são vistoriar, avaliar e elaborar parecer técnico que sustentem as tomadas de decisão nas organizações.

O profissional em Big Data para Indústria pode atuar em empresas de diferentes segmentos industriais e de serviços. Outros campos de negócio com demanda por esse tecnólogo são da educação, saúde, varejo e mercado financeiro. Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria, além de Organizações Não Governamentais (ONGs), órgãos públicos e instituições de pesquisa também apresentam demanda crescente por egressos deste curso.

Quanto ao campo de atuação, o profissional poderá atuar em:

  • Empresas de planejamento;
  • De desenvolvimento de projetos;
  • De assessoramento técnico e consultoria;
  • Empresas em geral (indústria, comércio, serviços e terceiro setor);
  • Institutos e Centros de Pesquisa;
  • Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Objetivo

O tecnólogo em Big Data para Indústria administra grandes volumes de dados, considerando a segurança, privacidade, velocidade, diversidade e valor desses dados, utilizando métodos matemáticos, estatísticos e computacionais. Planeja a coleta de dados e a execução do processamento de dados, além de avaliar as tecnologias para inteligência analítica, visando o apoio à tomada de decisão nas organizações. Vistoria, avalia e elabora parecer técnico em sua área de formação, trabalhando na solução de problemas, na extração de bancos de dados e na tomada de decisões.

O estudante terá acesso ainda a conhecimentos mais específicos da área, como linguagens de programação, banco de dados relacional e não relacional, aprendizado de máquina, big data analytics, inteligência artificial, visualização de dados, engenharia de software, estrutura de dados, gestão de projetos e estratégia de negócios. O currículo prevê que conceitos como segurança e privacidade dos dados sejam sempre reforçados ao longo do curso.

Destaca-se que o curso prepara os alunos para utilizar linguagens de programação e técnicas de mineração de dados em diferentes plataformas. O objetivo principal é desenvolver sistemas e aplicações inteligentes que tragam soluções e mais competitividade aos negócios.

Dados Gerais do Curso

Carga horária total: 2840 horas.

(2880 aulas de 50 minutos + 240 horas de Estágio Supervisionado + 160 horas de Trabalho de Graduação)

Projeto Pedagógico Big Data para indústria ingressantes a partir de 2025

Horários das aulas

Segunda-feira19h:00min às 22h:30min
Terça-feira19h:00min às 22h:30min
Quarta-feira19h:00min às 22h:30min
Quinta-feira19h:00min às 22h:30min
Sexta-feira19h:00min às 22h:30min
Sábado07h:40min às 11h:20min (remoto)

Coordenação

Profa. Me. Andreza Silva Dias

Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Atua como docente de Ensino Superior desde 2003. Atualmente é professora Fatec São Carlos onde coordena o curso Superior de Big Data para Indústria. Também atua como Focal Point desde 2020 na unidade, desenvolvendo capacitação para utilização do Microsoft Teams para fins educacionais. Tem experiência na área de Gestão da Produção, com ênfase em Planejamento e Controle da Produção. Atua principalmente nos seguintes temas: planejamento e controle da produção, pesquisa operacional, administração e saúde e segurança do trabalho.

Contato: f269coord.bdi@cps.sp.gov.br