Filtro de Daltonismo

Big Data para indústria

Perfil Profissional

Área de Atuação: O tecnólogo em Big Data para Indústria administra grandes volumes de dados, que pelo seu valor e diversidade exigem segurança, privacidade e velocidade. Planeja a coleta de dados, executa o seu processamento e avalia as tecnologias para inteligência analítica. Outras atribuições deste profissional são vistoriar, avaliar e elaborar parecer técnico que sustentem as tomadas de decisão nas organizações.

O profissional em Big Data para Indústria pode atuar em empresas de diferentes segmentos industriais e de serviços. Outros campos de negócio com demanda por esse tecnólogo são da educação, saúde, varejo e mercado financeiro. Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria, além de Organizações Não Governamentais (ONGs), órgãos públicos e instituições de pesquisa também apresentam demanda crescente por egressos deste curso.

Quanto ao campo de atuação, o profissional poderá atuar em:

  • Empresas de planejamento;
  • De desenvolvimento de projetos;
  • De assessoramento técnico e consultoria;
  • Empresas em geral (indústria, comércio, serviços e terceiro setor);
  • Institutos e Centros de Pesquisa;
  • Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Objetivo:

O tecnólogo em Big Data para Indústria administra grandes volumes de dados, considerando a segurança, privacidade, velocidade, diversidade e valor desses dados, utilizando métodos matemáticos, estatísticos e computacionais. Planeja a coleta de dados e a execução do processamento de dados, além de avaliar as tecnologias para inteligência analítica, visando o apoio à tomada de decisão nas organizações. Vistoria, avalia e elabora parecer técnico em sua área de formação, trabalhando na solução de problemas, na extração de bancos de dados e na tomada de decisões.

O estudante terá acesso ainda a conhecimentos mais específicos da área, como linguagens de programação, banco de dados relacional e não relacional, aprendizado de máquina, big data analytics, inteligência artificial, visualização de dados, engenharia de software, estrutura de dados, gestão de projetos e estratégia de negócios. O currículo prevê que conceitos como segurança e privacidade dos dados sejam sempre reforçados ao longo do curso.

Destaca-se que o curso prepara os alunos para utilizar linguagens de programação e técnicas de mineração de dados em diferentes plataformas. O objetivo principal é desenvolver sistemas e aplicações inteligentes que tragam soluções e mais competitividade aos negócios.

Dados Gerais do Curso

Carga horária total: 2840 horas.

(2880 aulas de 50 minutos + 240 horas de Estágio Supervisionado + 160 horas de Trabalho de Graduação)

Projeto Pedagógico Big Data para indústria ingressantes a partir de 2025:

Horários das aulas:

Segunda-feira19h:00min às 22h:30min
Terça-feira19h:00min às 22h:30min
Quarta-feira19h:00min às 22h:30min
Quinta-feira19h:00min às 22h:30min
Sexta-feira19h:00min às 22h:30min
Sábado

Coordenação:

Possui mestrado (2002) e doutorado (2008) em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (EESC/USP), graduação em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de Americana (1999) e especialização em Banco de Dados pela Universidade de Ribeirão Preto (2000).

 

Contato: alfredo.colenci@fatec.sp.gov.br