A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Fatec São Carlos foi instituída pela Portaria CEETEPS-GDS nº 1305, de 31 de maio de 2016 e lei Federal no 10.861/2004, com representação dos segmentos da comunidade universitária e de representantes da sociedade civil organizada.
A CPA é responsável por conduzir o processo de avaliação interna da Fatec São Carlos. Os resultados coletados são analisados e fornecidos ao MEC – Ministério da Educação. Os resultados das avaliações internas são instrumentos importantes para a proposição de ações para a instituição e são considerados nos processos de credenciamento e recredenciamento dos cursos.
A auto avaliação institucional é baseada nas 10 dimensões, a saber:
1 – Missão, Plano de Desenvolvimento Institucional;
2 – Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão;
3 – Responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social e ao desenvolvimento econômico e social;
4 – Comunicação com a sociedade;
5 – Políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo e as condições de trabalho;
6 – Organização e gestão da instituição;
7 – Estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
8 – Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da auto avaliação institucional;
9 – Políticas de atendimento aos estudantes;
10 – Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.