Filtro de Daltonismo

História:

As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) são instituições de ensino superior públicas brasileiras; pertencentes ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECTI) do estado de São Paulo. É uma das sete instituições estaduais de educação superior mantidas pelo governo do estado de São Paulo no Brasil, junto com a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), vinculada e associada diretamente à UNESP, nas formas da lei 952/1976. Possui excelência em seus cursos de graduação.

Idealizada por Antônio Francisco de Paula Sousa, as Fatecs têm como objetivo formar tecnólogos, profissionais cujas áreas de atuação são mais específicas em relação às demais modalidades de graduação (Bacharelado e licenciatura).

As Fatecs são importantes instituições brasileiras de ensino superior, sendo pioneiras na graduação de tecnólogos. Elas estão localizadas em diversas cidades paulistas, com cinco campus na capital e várias outras unidades na Grande São Paulo, interior e litoral.

As 76 Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo, sediadas em 65 municípios paulistas, oferecem cursos superiores de graduação em praticamente todas as áreas do conhecimento,
devidamente reconhecidos pelo ministério da educação, estruturados e desenvolvidos para atender aos segmentos atuais e aos emergentes da atividade industrial e do setor de serviços,
tendo em vista a constante evolução tecnológica. Estão atualmente matriculados nas Fatecs mais de 70 mil alunos. Para a formação deste contingente, é investido anualmente quase 2 bilhões de reais.

O Centro Paula Souza (CEETEPS)  foi  reconhecido como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), uma organização sem fins lucrativos de administrações públicas ou privadas, que tem como principal objetivo a criação e o incentivo a pesquisas científicas e tecnológicas.

O reconhecimento se deu por unanimidade em reunião do Conselho das Instituições de Pesquisa do Estado de São Paulo (Consip), realizada em 14 de setembro de 2021.

A Resolução SDE nº 60, de 30 de dezembro de 2021 foi publicada do Diário Oficial do Estado, em 4 de janeiro de 2022 e passou a vigorar a partir desta data.

Missão

Promover  a educação pública profissional e tecnológica dentro de referenciais de excelência, visando o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do Estado de São Paulo.

Visão

Consolidar-se como referência nacional na formação e capacitação profissional, bem como na gestão educacional, estimulando a produtividade e competitividade da economia paulista.

Histórico

O marco inicial da trajetória das Fatecs foi a fundação, em 1969, do Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo pelo então Governador do estado Abreu Sodré, que tinha por objetivo a formação de técnicos de nível superior para atender a crescente demanda de profissionais de nível universitário. O CEETEPS foi instalado na praça Coronel Fernando Prestes, no centro da capital paulista, utilizando o antigo campus da Escola Politécnica da USP.

Os cursos ministrados pela Fatec São Paulo são os mais antigos, tendo sido ministrados ininterruptamente desde 1970. Naquele ano, foi fundada na cidade de Sorocaba a Faculdade de Tecnologia de Sorocaba, também com os mesmos objetivos. No mesmo ano, foram criados os Cursos Superiores de Tecnologia em Construção Civil, nas modalidades: Edifícios, Obras Hidráulicas e Movimento de Terra e Pavimentação, bem como os Cursos Superiores de Tecnologia em Mecânica, nas modalidades: Oficinas e Desenhista/Projetista. Em 1973, por meio de decreto estadual, o Centro passou a ser denominado Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e seus cursos passaram a constituir a Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Dessa forma, o CEETEPS se tornou o mantenedor de duas Fatecs, uma na cidade de São Paulo e a outra em Sorocaba. Em 1974, foi criado o Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados, até hoje referência dentre os cursos de tecnologia na área de Informática.

Em 1976, o governo estadual reuniu todos os seus estabelecimentos isolados de ensino superior por meio de lei para constituir a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Como o CEETEPS não era uma instituição de ensino e sim o mantenedor de duas unidades universitárias, a lei que criou a UNESP estabeleceu que o CEETEPS integraria o conjunto universitário da nova universidade na condição de autarquia de regime especial, vinculado e associado a ela.

Estrutura e Corpo Docente

As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo estão distribuídas em 76 unidades, com presença em 65 cidades paulistas. Contrastando com outras instituições de ensino estaduais e federais, as Fatecs não possuem reitoria, sendo que cada unidade é coordenada por um diretor, subordinado ao superintendente do CEETEPS e vinculado à reitoria da UNESP.

É requisito obrigatório, para o ingresso como docente na Fatec, ser portador do título de mestre ou doutor em programa reconhecido ou recomendado na forma da lei.