Filtro de Daltonismo

Informações sobre reservas e instalação de softwares adicionais

Sobre as reservas de equipamentos:

As reservas serão obrigatoriamente realizadas no site de sistema de reservas.

Os professores são responsáveis pela RESERVA, RETIRADA, INSTALAÇÃO e DEVOLUÇÃO dos equipamentos, e toda anomalia deverá ser reportada, assim como qualquer anormalidade observada.

– o sistema cancelará as reservas na qual a hora de utilização não for definida.

– no momento os usuários dos sistema não poderão alterar suas senhas, e nem realizar cancelamentos.

A devolução deve ser efetuada no mesmo armário no qual se encontrava o equipamento.

Sobre as reservas da sala audiovisual e laboratórios:

Os professores são responsáveis pelos laboratórios quando em uso, prezando pela sua organização, higiene e funcionamento.

Toda anomalia deverá ser reportada, iluminação, computadores, janelas, ar condicionado, quando houver, lousa, mesas, cadeiras, etc. Tal qual qualquer anormalidade observada durante a permanência na sala.

É proibido consumir qualquer tipo de alimento no interior dos laboratórios.

Instalação de softwares adicionais nos laboratórios:

No caso de necessidade de instalação de SOFTWARES adicionais, ou seja, aqueles que não são ofertados ou listados pelo CPS nas máquinas dos laboratórios, deve ser observado o seguinte:

Licença: Apenas são permitidos SOFTWARES gratuitos educacionais, FREEWARE, OPEN SOURCE ou que NÃO EXIJAM LICENÇAS ESPECIAIS OU PAGAS.

Permissão de acesso nas máquinas: Os SOFTWARES não devem ser utilizados com a conta do administrador, SOFTWARES que solicitarem este tipo de acesso em sua utilização normal não serão instalados.

A instalação de SOFTWARES adicionais sempre é realizada no final de cada semestre, pelos motivos listados abaixo:

• de insucesso na instalação;
  • quebras de sistema que podem prejudicar as aulas;
  • corrompimento de dados;
  • defeitos físicos que podem ocorrer em sistemas de armazenamento;
  • problemas diversos;
  • os laboratórios ou máquinas poderão ficar indisponíveis para as aulas.

Softwares que não se enquadrem nos propósitos da educação NÃO serão instalados!

Procedimentos para instalação de softwares adicionais nos laboratórios:

1 – É necessário enviar um e-mail antecipadamente avisando sobre a instalação, neste e-mail deverá conter, o motivo da instalação e sua necessidade para a disciplina, o link para download do software, e uma descrição de qual laboratório será utilizado ou se será necessário em todos.

2 – Aguardar pelo processo de instalação. Quando estiver concluído o e-mail será respondido, o procedimento poderá ser negado nas situações abaixo:

• Se o software comprometer a estabilidade do sistema operacional ou conflitar com outro software instalado anteriormente.
  • Se o software contiver propagandas ou pop-ups de empresas ou sites que não sejam permitidos nas regras gerais.
  • Se o software ou parte dele contiver conteúdo pago ou monetização, além de mineradores de Bitcoin, ou qualquer tipo que caracterize vírus, trojans, keyloggers, etc.
  • Se o software acarretar em mal funcionamento do pacote office instalado, ou se incapacitar sua utilização.
  • Jogos que não estejam em conformidade com todas as regras, e respeitando todas as situações acima, mesmo que educativos e prol da disciplina, não serão instalados.

Observação importante – Os laboratórios permanecerão indisponíveis enquanto a instalação estiver sendo realizada, isso pode incluir manhã, tarde ou noite, ou os três períodos.

COMUNICADO:

Em algumas situações a instalação do software poderá durante o decorrer do semestre vigente, sempre em períodos da tarde entre às 15:00 e 17:00 horas, porém o laboratório poderá ser inutilizado ou bloqueado para as aulas. Além de que se houver quebra de algum pacote do sistema operacional o laboratório poderá permanecer indisponível até a resolução do problema.

No caso de máquinas defeituosas as mesmas poderão ser retiradas para manutenção, estas máquinas ficarão indisponíveis até a solução do problema.